Blog

Tiradentes

XTerra Estrada Real 2019

Por
XTERRA ESTRADA REAL, TIRADENTES (MG)

No último final de semana de setembro ocorre a Etapa XTerra Estrada Real do XTERRA BRAZIL TOUR, um festival de esportes off-road que agrega toda a família para um final de semana de muita diversão, adrenalina e, principalmente, contato com a natureza, em lugares maravilhosos do nosso país.

O evento já passou por lugares como Fernando de Noronha (PE), Natal (RN), Paraty (RJ), Mangaratiba, Búzios (RJ), Brasília (DF), Ponta Grossa (PR), Manaus (AM), entre outros. A cada ano, o circuito escolhe novos destinos para apresentar aos atletas e proporcionar uma experiência completa de esporte e turismo.

Nos dias 28 e 29 de setembro, a etapa Tiradentes (MG) vai reunir milhares de atletas e curiosos. O XTERRA Estrada Real é praticamente uma obrigação anual. A cidade costuma receber mais de 4.500 pessoas envolvidas com o festival, que habitualmente realiza provas de Trail Run noturnas, fazendo com que ocorra um verdadeiro espetáculo luminoso com as lanternas acesas de centenas de corredores.

Inscrições

Onde se hospedar

Na Villa di Antonio – Pousada com jeito de casa, queremos proporcionar aos nossos hóspedes não somente uma boa cama e um bom café da manhã, mas também uma hospedagem interativa. Receber e conhecer quem estamos hospedando, conviver com cada visitante e proporcionar um ambiente caloroso e familiar.

Conheça nossas acomodações

Roteiro gastronômico Tiradentes

Por
Viradas do Largo

A gastronomia de Tiradentes (MG) é boa o ano inteiro, durante ou fora de eventos e festivais.

Neste post, nós trazemos um roteiro de restaurantes que proporcionam boas experiências aos turistas. Certamente, um deles vai agradar o seu paladar.

 

PARA QUEM BUSCA COMIDA MINEIRA DE VERDADE

Viradas do Largo: Comida mineira com destaque para o tutu com costelinha e lombo, bebidas e doces típicos, em ambiente familiar.

Viradas do Largo
Tradicional prato no Viradas do Largo

Estalagem do Sabor: Cozinha interiorana de Minas servida à moda da fazenda em espaço intimista caseiro de temática colonial.

 

PARA QUEM GOSTA DE PIZZAS

Há duas excelentes pizzarias na cidade: o Jardins de Santo Antônio e a tradicional Seu Bartho.

Jardins de Santo Antônio: A cozinha utiliza ingredientes sazonais preparados no forno à lenha, conjugando tradição e contemporaneidade. 

Jardins de Santo Antonio
Pizza Jardins de Santo Antônio

 

Seu Bartho: Pizzas apuradas à moda da casa, com boemia familiar em cantina intimista e convidativa com fornalha à vista.

 

PARA QUEM GOSTA DE MASSAS

Via Destra: Massas, molhos e pratos de forno em ampla casa com arquitetura em madeira, tijolo aparente e jardim intimista.

Cantina Spaghetti: Gastronomia italiana tradicional com assados e destaque às massas e molhos pesto e carbonara, clima familiar.

 

PARA QUEM GOSTA DE RISOTOS

Nossa Terra: Cozinha variada de pratos consagrados refinados com carta de vinhos, em espaço centenário acolhedor com pátio.

Risoto Nossa Terra
Risoto de carne seca Nossa Terra

 

Luth Bistrô: Fusão das cozinhas clássicas e modernas, tendo a gastronomia mineira como base, garimpando e valorizando insumos locais.

 

Onde se hospedar?

Na Villa di Antonio – Pousada com jeito de casa, queremos proporcionar aos nossos hóspedes não somente uma boa cama e um bom café da manhã, mas também uma hospedagem interativa. Receber e conhecer quem estamos hospedando, conviver com cada visitante e proporcionar um ambiente caloroso e familiar.

Conheça nossas acomodações

 

Frio chega a Tiradentes, Minas Gerais

Por
Centro histórico de Tiradentes, Minas Gerais

Finalmente, o frio chegou à Tiradentes, cidade histórica de Minas Gerais. Estamos na melhor época do ano para visitar a cidade, que fica muito mais charmosa no outono/inverno. As baixas temperaturas favorecem os pratos quentes e a degustação de bons vinhos. A maioria dos restaurantes, em Tiradentes, tem lareira para aquecer o ambiente e deixar o momento da refeição e do bate-papo mais agradável. Preparamos algumas dicas para essa época do ano.

O que vestir no frio de Tiradentes

Estamos no Brasil, um país tropical e quente por natureza. Por isso, a gente vibra quando tem a oportunidade de se agasalhar, de usar aquele casaco especial guardado no fundo do armário ou calçar uma bota charmosíssima.

Em Tiradentes, as temperaturas, no inverno, podem chegar a 8º, 7º, 6º graus. O clima seco faz com que as noites sejam sempre mais frias do que os dias ensolarados, que também são muito comuns nessa época do ano.

Apesar de todo esse frio, você precisa saber escolher o que colocar na bagagem. Lembre-se: Tiradentes é uma cidade para caminhar. Você vai andar muito, vai subir e descer ladeiras, vai se sentar ao ar livre. Portanto, o conforto deve ser prioridade.

– Tênis para caminhadas durante o dia e sapatos fechados para a noite, porém confortáveis. Botas sem salto para as mulheres, porque é impossível andar no centro histórico de salto alto.

– Bermudas e camisas leves para o dia, mesmo no inverno. Casacos de nylon aquecem bastante e são confortáveis.

– Luvas, cachecóis, toucas e boinas para a noite. Esses assessórios vão ajudar a suportar a noite gelada. O tradicional poncho também pode ser uma boa opção.

– As meias são indispensáveis. Prefira as mais quentinhas.

Onde comer no inverno em Tiradentes

As praças são sempre convidativas. Comer ao lar livre é uma delícia, mas, no inverno, pode ser impossível suportar as baixas temperaturas. Por isso, listamos alguns lugares onde você vai comer sem sentir frio.

Jardins SA – Localizada na Rua Ministro Gabriel Passos, a choperia Jardins SA nos recebe com todo o seu charme. A pizza no forno à lenha é deliciosa. E você pode escolher entre comer no interior do restaurante ou do lado de fora, no jardim, perto das lareiras.

Cantina Spaguetti – Localizada na Rua Direita, a Cantina Spaguetti produz uma das melhores massas da cidade. E massa é uma boa pedida para as noites mais frias. E se acompanhada de um bom vinho, fica melhor ainda.

Tragaluz – Localizado também na Rua Direita, o Tragaluz é um dos restaurantes mais badalados da cidade. Nele, você vai comer a Goiabada Frita Tragaluz, que ganhou ares de celebridade. Esteve no New York Times, na Paris Match, na Ucrânia, em Praga, Berlim, Lisboa. Ana Maria Braga a ensinou, ao vivo, em seu programa na Rede Globo.

Luth Bistrô – Localizado na Rua das Flores, o Luth Bistrô tem risotos e vinhos deliciosos, mas o forte mesmo é a cerveja artesanal. Se você não se importar com o frio, poderá escolher um dos diversos rótulos que a casa oferece.

Leia também: Como é o Corpus Christi em Tiradentes, Minas Gerais

O que visitar no inverno de Tiradentes

Em Tiradentes, você poderá fugir do frio visitando lojas e museus, mas também fazendo trilha na Serra de São José. Como os dias são ensolarados, uma caminhada de alguns quilômetros vai esquentá-lo rapidamente. Sem contar que o visual lá de cima é inesquecível. A Villa di Antonio poderá te ajudar com os guias, porque fazer trilha sozinho é sempre muito arriscado.

Mas, se você preferir, poderá ficar apenas no centro histórico e visitar lugares como:

– Museu Padre Toledo;

– Museu de Sant’Ana;

– Museu da Liturgia;

– Matriz de Santo Antônio.

Há diversas lojas e cafeterias para um pit stop, um cafezinho e um bom papo.

Programação Tiradentes Semana Santa 2018

Por

Olá! Aqui você encontra a programação da Semana Santa 2018 em Tiradentes, Minas Gerais. Veja abaixo.

11/03 a 08/04 –  Exposição “Imagens Para o Amanhã” – Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves

23/03 a 08/04 – Exposição “Cenas Bíblicas” – Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves

30/03 – Sexta
15h00 – Filme A Paixão de Cristo/ Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves / Rua Direita, 168 – Centro / Bilheteria: Gratuito, Classificação: 14 anos

31/03 – Sábado
12h00 – Concertos na Casa da Elisa – A organista e cravista Elisa Freixo preparou um programa especial para o fim de semana. Repertório dedicado às celebrações de Paixão e Páscoa. Instrumentos: Cravo, espineta, virginal, clavicórdio e órgão de câmera/ Rua Belica 53, Parque das Abelhas. Bilheteria: (32) 9 8812 8512 ou efreixo@terra.com.br

19h00 – Teatro de Bonecos – “Marionetes a Fio” / Teatro Casa de Boneco / Rua Direita, 288 / Bilheteria: Teatro

19h00 – Chora Genésio Toca Ian Guest / Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves / Rua Direita, 168 – Centro / Bilheteria: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 ( meia e moradores)

01/04 – Domingo

12h00 – Concertos na Casa da Elisa – A organista e cravista Elisa Freixo preparou um programa especial para o fim de semana. Repertório dedicado às celebrações de Paixão e Páscoa. Instrumentos: Cravo, espineta, virginal, clavicórdio e órgão de câmera/ Rua Belica, 53, Parque das Abelhas. Bilheteria: (32) 9 8812 8512 ou efreixo@terra.com.br

Tiradentes sem febre amarela

Por

A Prefeitura de Tiradentes divulgou uma nota em que afirma não existirem casos de febre amarela na cidade. Portanto, os turistas podem visitá-la sem se preocupar, principalmente no Carnaval.

Desde o início do ano, regiões de Minas Gerais vivem um surto de febre amarela, mas não é o caso de Tiradentes e entorno. De acordo com laudos, levantamentos e notas técnicas emitidas pela Secretaria de Estado de Saúde, não há nenhum caso registrado, nem sequer suspeita da febre.  De acordo com José Roberto dos Santos, secretário Municipal de Saúde, Tiradentes está livre da febre amarela e pode receber normalmente os visitantes. Portanto, não é uma área de infecção.

Fonte: Prefeitura de Tiradentes

Veja o que vai rolar em Tiradentes no Réveillon

Por

Vai passar o Réveillon em Tiradentes e ainda não se programou? A gente vai te dar uma mãozinha na escolha do que fazer na cidade antes e durante a virada. É bom correr porque o fim de ano já está bem aí, quase batendo à porta.

Chegando a Tiradentes, deixe as malas na pousada. Para a hospedagem, a dica é a Villa di Antonio, pousada com jeito de casa, que tem uma proposta interativa e familiar. A pousada foi inaugurada há quase dois anos por um jovem casal carioca, que resolveu sair da cidade grande e empreender em Tiradentes. As reservas de final de ano já estão sendo feitas pelo telefone (32) 3355-1777, pelo WhatsApp (32) 99911-8185 ou www.villadiantonio.com.br.

Bangalô com varanda

Comece conhecendo o centro histórico, que tem ruas calçadas de pedra, casarões do século XVIII, igrejas históricas, como a Matriz de Santo Antônio, linda e muito utilizada para casamentos.

Outras opções para quem curte história é o Museu de Liturgia, Museu de Santana e do Padre Toledo, que apresenta a história da Inconfidência Mineira.

Se você é adepto da caminhada, aproveite as trilhas ecológicas da Serra de São José, como a Trilha do Carteiro, que tem entre os atrativos o refúgio das libélulas, a calçada dos escravos, a cruz do carteiro e as piscinas naturais.

Entardecer numa das cidades mais lindas do Brasil: Tiradentes

Na noite de Réveillon, a praça principal de Tiradentes terá uma programação especial para a data e alguns restaurantes servirão pratos exclusivos para os convidados. Confira:

– Réveillon 2017 no Libertas: o Parque Libertas, que fica na entrada principal da cidade, bem pertinho da Villa di Antonio, vai promover uma festa com tudo incluído: comida japonesa, salgadinhos artesanais, mesa de frios, petiscos, jantar especial, mesa de doces e café da manhã. Entre as bebidas estão o tradicional chope Haus Bier e a cachaça Libertas. Os preços variam. O primeiro lote já está esgotado. O segundo lote está saindo por R$ 220 por pessoa. Mais informações: (32) 3355-1198 ou 99102-6456.

Choperia Barouk: no dia 31, a choperia funcionará apenas com reservas, e o valor é de R$ 170 + couvert artístico. A mesa dá direito a um espumante, e o consumo mínimo por pessoa é de R$ 100. A choperia trabalhará com cardápio da casa. Mais informações: (32) 3355-1652.

Luth Bistrô: os três pratos servidos na casa serão costelinha ao molho de amora e jabuticaba + musseline de mandioca finalizado com manteiga e queijo da região; fettuccine e escalope de filé mignon; e risoto de camarão flambado no vinho branco com gergelim. As três sobremesas serão o sorvete de gorgonzola + calda quente de goiabada; e carpaccio de chocolate + sorvete de damasco com manjericão. A reserva da mesa pode ser feita pelo e-mail luthtiradentes@gmail.com ou pelo telefone (32) 99966-2819. Valores a consultar.

Restaurante Atrás da Matriz: trabalhará com cardápio aberto (à la carte) e consumação mínima de R$ 200 por pessoa. Desse valor, R$ 60 é para o couvert especial e o restante pode ser consumido livremente. Crianças de 3 a 12 anos têm meia consumação. À meia-noite será servida uma taça de espumante para o brinde. Para reservas e mais informações: (32) 99111-2150.

Restaurante Traga Luz: o prato principal será filé mignon com pesto de ora-pro-nobis ou salmão com risoto cítrico. A sobremesa será a tradicional goiabada Tragaluz ou doce de leite. É necessário fazer reserva, e no dia serão distribuídos presentinhos. Para mais informações e valores, ligue para (32) 3355-1424.

Uai Thai: o bistrô trabalhará com o cardápio da casa no dia 31 e será preciso fazer a reserva pelo telefone (32) 99927-9903, pelo WhatsApp (32) 99174-8890 ou pelo e-mail uaithaitiradentes@gmail.com. Todas as informações referentes ao cardápio e ambiente podem ser vistas no site www.uaithai.com.br.

– Via Destra Ristorante: entrada composta de mix de antipastos italianos e três pratos principais: Filetto ala Valdostanna, composto por filet mignon recheado com queijo fundido, copa, manteiga trufada e fetuccini da casa; Porchetta ala Romanna, porchetta reheada, risoto de lentilhas, batatas ao alecrim e cebolas caramelizadas; Bacallá Imperiale, bacalhau em lascas, gratinado no cream cheese com alho poró, passas ao rum e arroz de amêndoas. Sobremesas italianas clássicas e doces mineiros. O preço individual é R$ 250 e as reservas podem ser feitas pelos telefones: (32) 98876-0347 ou (32) 3355-1906. Neste dia, terá música ao vivo, piano e voz.

Boas festas! Esperamos por você!

Passeios radicais e de aventura em Tiradentes

Por

Tiradentes, localizada entre Barbacena e São João Del Rei, oferece muitas outras atrações além do artesanato, da gastronomia e da cultura local. Para quem gosta de passeios com aventura e ambientes rurais, Tiradentes tem se revelado uma ótima alternativa, inclusive para o feriado de 15 de novembro. Cada vez mais, turistas de várias partes do Brasil visitam a cidade em busca do ecoturismo.

Uma boa pedida para quem gosta de adrenalina e está disposto a andar de jeep, quadriciclo ou carros 4×4, apreciando a fauna e flora da região, é o passeio feito pela Rota Real, em que o turista escolhe a rota que deseja conhecer. A mais visitada é a Rota 1, que vai à Serra de São José pela Reserva do Parque Passos dos Fundadores, a maior reserva de libélulas do Brasil. São, aproximadamente, 35 km de percurso, passando por Mata Atlântica, campo rupestre, cerrado, nascentes e mirantes. Para fazer o passeio, é necessário ter habilitação B.

Outra dica é a modalidade esportiva que usa botes infláveis, o floating. O passeio começa em uma fazenda a 8 km de Tiradentes, que possui acesso ao Rio Elvas, e, durante o percurso, o turista se deslumbra com a riqueza natural do local.

Já pensou em subir a Serra de São José em um veículo pau de arara? O passeio é feito pelo guia Luiz Fernando. O percurso pode durar de 2h30 até 6h, dependendo do roteiro e com parada para almoço em um restaurante que serve a tradicional comida mineira. E ainda visitar a Casa da Serra, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), para conhecer a biodiversidade da Serra de São José.

Em Tiradentes, quem gosta de caminhar, pode aproveitar as trilhas ecológicas da Serra de São José, como a Trilha do Carteiro, que tem entre os atrativos o refúgio das libélulas, a calçada dos escravos, a cruz do carteiro, as piscinas naturais, entre outros. E quem é adepto ao ecoturismo e a um refrescante banho de cachoeira, a dica é o Off Road Carrancas/Terra das Cachoeiras, localizada a um pouco mais de 90 km de Tiradentes. As lindas paisagens do local serviram de cenário para a novela Império, da TV Globo. O turista tem direito a transporte em veículo 4×4 com ar condicionado, guia e piquenique.

As cavalgadas são outra opção para quem gosta do ambiente rural. Quem faz é a Fazenda do Pombal, que carrega um título importante, berço do mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Além disso, tem visitação nas ruínas de um engenho de cana de açúcar, que funcionou há cerca de 250 anos.

Tiradentes tem cachaça, e da boa. A Cachaça Tabaroa é uma cachaça artesanal com 30 anos de mercado e uma marca já consagrada. Ela é produzida num alambique localizado em Bichinho, distrito que fica a 8 km de Tiradentes. Para fomentar o local, o proprietário Alexandre criou o Passeio Ecológico ao Alambique Tabaroa. Ele mesmo dirige a Land Rover, com capacidade para 10 pessoas. Ao longo do caminho, Alexandre conta histórias sobre o ciclo do ouro e a curiosidades sobre o local, que se tornou uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

No fim do passeio, os turistas visitam o alambique e veem de perto como se produz cachaça artesanal. Também degustam dois tipos: Tabaroa Caiana e Tabaroa Amarela, envelhecida em barril de madeira. Uma curiosidade interessante é que os rótulos são produzidos lá mesmo, a partir da fibra da cana.

Onde se hospedar

Uma boa opção de hospedagem é a Villa di Antonio, pousada com jeito de casa, que tem uma proposta interativa e familiar. A pousada foi inaugurada há um ano por um jovem casal carioca, que resolveu sair da cidade grande para empreender em Tiradentes. O nome da pousada é uma homenagem ao filho Antonio, de três anos.

Onde comer

O Luht Bistrô é um restaurante charmoso, de comida mineira contemporânea, localizado no centro histórico de Tiradentes, na famosa Rua Direita. O local tem uma área externa com jardim e lago, onde os turistas podem degustar as delícias da casa.

SERVIÇO

– Rota Real: (32) 98474-6068

– Agência Uai Trip: (32) 3355-1161

– Pau de Arara Tour: (32) 99948-2370

– Passeio Ecológico ao Alambique Tabaroa: (32) 98404-9405

– Villa di Antonio: (32) 3355-1777

– Luth Bistrô: (32) 99966-2819

Esta matéria foi produzida pela nossa assessoria de imprensa e publicada no Jornal MG Turismo.

Até breve!

Cachaça Tabaroa: passeio ao alambique

Por

Olá, pessoal! Boa noite!

Estamos passando por aqui para falar sobre o “Passeio Ecológico ao Alambique Tabaroa”. A Cachaça Tabaroa é uma cachaça artesanal com 30 anos de mercado e uma marca já consagrada. Ela é produzida num alambique localizado em Bichinho, distrito que fica a 8km de Tiradentes (MG).

Land Rover que leva os turistas ao alambique.

A empresa pertence ao empresário Alexandre, figura supersimpática que mostrou o alambique pra gente recentemente, numa visita para conhecer o passeio e divulgar para nossos hóspedes. Ele contou em detalhes como produz a cachaça Tabaroa, que vai para várias partes do Brasil.

Cada vez mais, os apreciadores dessa bebida querem conhecer de perto o processo produtivo, entendendo como funciona e conhecendo a qualidade da cachaça que estão tomando.

Você é um desses apreciadores? Então, precisa visitar o alambique do Alexandre, que fica dentro de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

O mestre Alexandre: simpático, atencioso e conhecer do assunto.

Alexandre é o guia. É incrível como ele conhece tudo da região! No trajeto, ele conta, por exemplo, histórias sobre o ciclo do ouro. Pergunte, e Alexandre vai te responder.

No fim do passeio, os visitantes fazem degustação de dois tipos de cachaça: Tabaroa Caiana e Tabaroa Amarela, envelhecida em barril de madeira. Uma curiosidade interessante é que os rótulos são produzidos lá mesmo, a partir da fibra da cana.

Rótulo da cachaça é produzido no local.

Área de degustação.

Se você gosta de conhecer lugares fora do circuito, esse passeio é para você, que vai voltar pra casa com um olhar renovado sobre Tiradentes.

Abraços,

Viviane, Alysson e Antonio

× Olá!