Blog

Calendário de eventos

23ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Por
23ª Mostra de Cinema Tiradentes

O programa Cinema sem Fronteiras inaugura sua temporada 2020 e abre o calendário audiovisual brasileiro com a realização da 23ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, que ocupará a histórica cidade mineira de 24 de janeiro a 1o de fevereiro de 2020.

Ao longo de nove dias de evento, o público é convidado a conferir e participar de uma programação intensa e diversificada oferecida gratuitamente ao público, que inclui a exibição de mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, homenagens, realização do 23º Seminário do Cinema Brasileiro – composto por debates, mesas temáticas, diálogos audiovisuais, além da série “Encontro com os filmes”, que reúne anualmente críticos de cinema, acadêmicos, pesquisadores, diretores, profissionais do audiovisual, imprensa e público.

Evento traz programação para jovens e crianças

Integram também a programação do evento ações formativas, com oficinas para adultos e jovens, que certificarão mais de 200 alunos. A Mostrinha de Cinema, que garante muita diversão para a criançada e toda família em sessões de longas e curtas-metragens voltadas ao público infanto-juvenil e presença da Turma do Pipoca.

Vale citar a Mostra Jovem, que reúne curtas-metragens que dialogam com questões e experiências adolescentes e ainda atrações artísticas: exposições, cortejo da arte e ainda shows e performances com artistas de destaque na cena mineira e nacional, relacionados de alguma forma às temáticas e debates propostos durante toda a programação. Estima-se que, em 2020, o evento beneficiará um público de mais de 35 mil pessoas.

Programação geral do evento

Locais de exibição dos filmes

A cidade receberá toda infraestrutura desenvolvida especialmente para o evento. Serão instalados quatro espaços de exibição: o Cine-Praça, no Largo das Fôrras (espaço para mais de 1.000 espectadores); o Complexo de Tendas, que sedia a instalação do Cine-Tenda (com 600 lugares) e o Cine-Lounge (500 pessoas); e o Cine-Teatro (com plateia de 120 lugares), que funciona no Centro Cultural Sesiminas Yves Alves, onde é também instalada a sede do evento.

Leia também: Roteiro gastronômico em Tiradentes

Como é o Corpus Christi em Tiradentes, Minas Gerais

Por
Tapete de serragem | Foto: César Reis

O Corpus Christi é uma data comemorativa que faz parte do calendário católico. Do dia 20 a 23 de junho, os cristãos celebram o “Corpo de Deus” com missas solenes e procissões da Santíssima Trindade. Entre as cidades históricas, contudo, há a tradição de enfeitar as ruas com tapetes de serragem colorido como uma forma de reverência à procissão.

Em Tiradentes, a mobilização para montar os tapetes do Corpus Christi tem como princípio fortalecer a tradição da cidade, além de reforçar o turismo religioso. O tapete é chamado de quadro fragmentado, em que cada desenho independente forma uma narrativa com o todo. A junção de todos os quadros gera um grande tapete por onde a procissão do Santíssimo Sacramento passa.

Este ano, o tapete passará pela Rua Padre Toledo, Largo do Sol, Rua Direita e Rua da Câmara e tem como incentivadores a Irmandade do Santíssimo e o Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves.

Fonte: Asset

Calendário de eventos 2017

Por

JANEIRO

Festival de Cinema – 20 a 28

FEVEREIRO

Carnaval – 24 a 28

MARÇO

Foto em Pauta – 22 a 26

ABRIL

Feriado Semana Santa – 14 a 16

Feriado Inconfidência – 21 a 23

MAIO

Dia do Trabalhador – 30/04 a 01/05

Trem Bier – 04 a 07

Tiradentes em Cena – 19 a 27

JUNHO

Jubileu da Santíssima Trindade – 02 a 12

Dia de Santo Antônio – 13

Feriado Corpus Christi – 15 a 18

Bike Fest Tiradentes / Blues e Jazz – 21 a 25

JULHO

Férias escolares

Festival de Artes e Tradições de Tiradentes – 07 a 09

AGOSTO

Festival Gastronômico – 18 a 27

SETEMBRO

Feriado Independência do Brasil – 06 a 10

Festival Artes Vertentes – 14 a 24

X-Terra – 30/09 a 01/10

OUTUBRO

Festa do Carro de Bois e Tropeiros – 06 a 08

Feriado Nossa Sra. Aparecida – 11 a 15

Mimo – a definir

NOVEMBRO

Feriado Finados – 01 a 05

Proclamação da República – 15

DEZEMBRO

3º Natal Barroco – 01/12 a 06/01

Para reservas: www.villadiantonio.com.br.

× Olá!