Em Tiradentes, o clima costuma ser ameno mesmo no verão. Mas este ano, Ufa!, está fazendo um calorzão. Sem praias, o turista se rende às cachoeiras. A mais conhecida da região é a do Bom Despacho, que fica entre São João Del Rei e Tiradentes, na Estrada Real. A cachoeira dispõe de várias quedas que formam poços frequentados por moradores locais e turistas. Suas águas são límpidas, geladas e boas para o banho de adultos e crianças. A partir de Tiradentes, pela Estrada Real, são menos de 10 minutos de carro.

Outra dica é a Cachoeira do Mangue, que fica bem aos pés da Serra de São José. O charme das quedas e a beleza do poço de águas cristalinas encantam os turistas que visitam o local, apropriado ao banho. A entrada para a trilha que leva à Cachoeira do Mangue fica na Estrada Real e, em 40 minutos, você está lá, prontinho para um delicioso mergulho.

Cachoeira do Mangue no verão (Foto UaiTrip)

Depois do banho, vale uma caminhada nas trilhas ecológicas da Serra de São José. O local é área de preservação ambiental e abriga orquídeas raras, grande quantidade de libélulas e rica fauna.

Se você não gosta de se arriscar sozinho, há boas agências na cidade com guias experientes. Nós podemos indicar.

Bom passeio!